O impacto dos atestados médicos no dia a dia das empresas
É muito comum vermos empresas, independente do porte, sofrer com inúmeros atestados apresentados por seus colaboradores. Como exigido pela lei a empresa é obrigada a dar folga para seus colaboradores durante aquele período. No entanto isso acaba afetando a produtividade da empresa e, no caso dos pequenos e médios negócios, o empreendedor acaba tendo que se virar para conseguir suprir aquela vaga, seja sobrecarregando ainda mais a sua equipe ou colocando ou ocupando aquele cargo vacante.
Um atestado médico obriga o empregador a não descontar o afastamento do salário quando ele durar no máximo 15 dias. O funcionário recebe sua remuneração integral caso se ausente do trabalho dentro desse período.
No entanto, existem algumas práticas que podem auxiliar o empreendedor a reduzir os afastamentos de sua equipe e se proteger contra atestados falsos e sem validade que, nos dias de hoje, são cada vez mais comuns.
Identificando atestados invalidos ou falsos.
Para garantir a autenticidade dos atestados médicos apresentados, é essencial que a empresa adote um processo de verificação eficiente. Segue abaixo algumas das práticas com as referências para que sua equipe identifique atestados falsos.
Verifique as informações básicas do profissional que emitiu o atestado:
O primeiro passo ao receber um atestado é verificar a sua veracidade. Para isso, pegue o nome, e CRM do médico que emitiu o atestado. Essas informações devem estar disponíveis no atestado como mostrado na imagem abaixo:

Após ter os dados do profissional, verifique no site do CRM se aquele médico possui um registro válido. No site do CFM, https://portal.cfm.org.br/busca-medicos, você pode verificar a veracidade do registro do profissional, conforme mostrado na imagem abaixo. A situação do profissional deve estar como “Regular” conforme mostrado na imagem:

Entre em contato com o profissional e confirme a emissão do atestado:
Após verificar a veracidade do registro do profissional é importante que você faça contato com o médico e veja se foi ele quem emitiu aquele atestado médico. Para isso, busque no google o nome do profissional ou a clinica em que ele trabalhe. Entre em contato com o profissional e pergunte se aquele atestado enviado é válido em caso de desconfiança.
Deixe claro na sua empresa que essa é a prática feita caso seja recebido algum atestado médico. Isso pode inibir colaboradores mal intencionados que queiram utilizar atestados falsos para poder ser afastado.
Verifique o certificado digital do atestado emitido por telemedicina:
A telemedicina vem vencendo muitas barreiras e levando acesso à saúde de qualidade para as pessoas. No caso de consultas online o médico pode emitir um atestado que será assinado por meio de um certificado digital do profissional. Com isso, faz-se necessário a verificação da validade do certificado digital e do documento enviado pelo funcionário a fim de evitar a falsificação.
Para isso peça, caso o atestado seja digital, peça para que o colaborador de encaminhe o arquivo. Após isso, utilize o site https://validar.iti.gov.br/ e suba o arquivo para verificar se aquele certificado digital é válido. Na imagem abaixo é possível ver que o certificado digital é válido e possui o mesmo nome do profissional que emitiu.

Prevenção a problemas de saúde
Estudos mostram que investir na saúde dos funcionários não só melhora o bem-estar individual, como também aumenta a produtividade e reduz o absenteísmo. Um estudo da Universidade de Warwick aponta que funcionários que recebem cuidados de saúde e bem-estar são até 12% mais produtivos. Além disso, iniciativas de saúde corporativa ajudam a reduzir as ausências por doenças e contribuem para a retenção de talentos, diminuindo os custos relacionados à rotatividade de pessoal e licenças médicas (World Economic Forum).
Com isso, é importante que você ofereça acesso à profissionais de saúde para promover a prevenção de doenças de uma forma geral. Um sintoma de saúde recorrente que faz com que o profissional tenha que visitar postos de saúde e consequentemente gerar atestados pode ser evitado caso ele tenha acesso ao profissional correto.
Um exemplo prático desse cenário poderia envolver um funcionário que sofre de crises frequentes de enxaqueca. Sem acompanhamento adequado, esse colaborador acaba recorrendo constantemente aos postos de saúde em busca de alívio, gerando atestados que impactam sua presença no trabalho. No entanto, se ele tivesse acesso regular a um neurologista especializado, poderia ser submetido a um tratamento preventivo com medicamentos adequados ou mudanças no estilo de vida. Isso não só reduziria a frequência e a intensidade das crises, mas também evitaria as idas recorrentes ao médico e a necessidade de atestados, melhorando tanto sua qualidade de vida quanto sua presença no trabalho.
Além disso, oferecer esse tipo de profissional pode inibir que funcionários mal intencionados recorram sempre aos postos de saúde e atendimentos rápidos para conseguir um atestado.
No entanto, oferecer esse tipo de benefício é extremamente caro e acaba sendo inviável em especial para pequenas e médias empresas que não tem condição de oferecer um plano de saúde completo para sua equipe. E por conta desse problema eu fundei a Renovi Saúde em 2021 com o objetivo de democratizar a oferta de profissionais saúde de qualidade para as pessoas por um preço acessível para o empresários.
Como a Renovi Saúde pode te auxiliar
Com a Renovi Saúde a sua equipe tem acesso a consultas ilimitadas e gratuitas com mais de 15 especialidades incluindo, psicologo, psiquiatra, neurologista, nutricionista e muito mais que você pode ver em nosso site. O nosso foco é trabalhar com uma metodologia de equipes de saúde que une os esforços de diferentes profissionais para auxiliar e levar mais qualidade de vida para o colaborador.
Além disso, todo o nosso atendimento é feito sem que o colaborador precise sair de casa, gastar com transporte, faltar no trabalho e todas as outras questões que um atendimento presencial demandam. Possuímos um aplicativo onde o colaborador pode agendar e realizar as suas consultas online sem nenhum impeditivo.
E como falado anteriormente, nosso foco é ser um benefício acessível para o empreendedor e com isso hoje oferecemos essa inovação por apenas R$59,90 por colaborador.
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